sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

As 6 Novas Séries da Shonen Jump! (Análises e Primeiras Impressões das Prévias)

loading

E aeee pessoal, chegando com uma postagem diferente, como eu tinha dito eu ia trazer uma análise das prévias das 6 novas séries que estrearão nas próximas semanas na Weekly Shonen Jump, e aqui está! Foi trabalhoso mas fico feliz de poder trazer pra vocês.

Espero que gostem. Boa Leitura:

Era uma vez uma Weekly Shonen Jump que estava supostamente calma, com um line up que apesar de não ser o mais matador de todos, ainda era um line up sólido, até que chega a edição #9 de 2017 e....BOOM!!!

Sim, os editores jogaram uma bela bomba nessa ultima semana, 6 novas séries! e entre elas três novatos e três veteranos, quatro se contar que o Boichi já tá ai faz tempo. Todo mundo ficou muito surpreso obviamente e até mesmo preocupados com um possivel banho de sangue entre parte dos mangás atuais, mas eu já falei sobre esses detalhes na analise da ToC #9, então quem não leu ainda só dar uma passada por lá! aqui eu vou comentar sobre a minha pequena impressão de cada série baseado na prévia liberada pela Shonen Jump.

Então vamos começar:


1-Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai por Tsutsui Taishi
loading

O primeiro do bando, vai estrear na próxima edição, pra internet nessa madrugada de terça pra quarta, já oficialmente é dia 6 de Fevereiro. O mangá será escrito e desenhado por Tsutsui Taishi que é o responsavel pelo spinoff de Nisekoi focado na Onodera chamado "Magical Pâtissière Kosaki-chan". A série será um mangá de românce centrado no garoto chamado Yuiga que está estudando para os exames de entrada do colégio, e um dia conhece duas garotas bonitas.

Sendo bem realista, tenho certeza que esse vai ser um dos cancelamentos do grupo, e não digo isso nem por achar que vai ser uma série ruim, e sim porque é um mangá de românce que não só tá estreando no meio de outras 5 séries que parecem mais interessantes, como vai ter que competir diretamente com Yuragi-sou no Yuuna-san, e eu não vejo o mangá tendo muitas chances de vencer, infelizmente (ou não) a Shonen Jump não é um lugar de muitos mangás de românce, a revista tem como tradição de ter apenas um românce de sucesso sendo publicado de tempo em tempo, tanto que Yuragi-sou estreou quando Nisekoi já tava na reta final de publicação e com a popularidade na ToC bem caída, e isso acontece porque mangás de românce, harém e ecchi são mais de "nicho" na Shonen Jump, eles não tem um público amplo que vota em quantos românces aparecer, é sempre de um em um que faz sucesso na revista e o mangá da vez é Yuragi-sou, a menos que o autor consiga um milagre, o mangá vai tomar o mesmo rumo de Love Rush, mas vamos ver, até que não parece de todo mal baseando na prévia, o protagonista até parece algo diferente do habitual e a arte é bonita, mas não vou manter a expectativa alta.


2-U19 por Kimura Yuuji
loading

U19 estreará na #11 em 13 de Fevereiro no Japão. A história  de ação centra em garotos que vivem sob as "regras dos adultos". É escrito e desenhado por Kimura Yuuji que escreveu dois one shots pra Shonen Jump, um chamado "Peach Pluck" e outro "Garden".

Esse é definitivamente um dos que me chamou a atenção pois eu sempre achei que o autor tinha um potencial, até lembrei enquanto digitava isso que eu nunca peguei os dois one shots dele pra ler, só vi a raw quando foi lançado, talvez eu pegue pra dar uma lida mesmo que U19 não seja uma adaptação desses one shots.

Como ele é um novato e tá estreando com uma série de ação, não dá pra tirar muitas conclusões sem a raw igual com um mangá de românce, mas o preview de U19 me deixou bem interessado, gostei dos dois protagonistas, e pode ser só impressão mas parece que a arte dele evoluiu desde o ultimo one shot, pelo menos não parece tanto um mix de One Piece com Fairy Tail ashuashuasas.

Apenas julgando pela sinopse e imagem, eu diria que esse é entre os novatos o com maior chances de sucesso, isso porque ao mesmo tempo que parece ser algo mais pro shounen tradicional de açao, também parece ser algo diferente, pelo menos se baseando na sinopse que é ao mesmo tempo intrigante e bem vago.


3-Robo no Ryuugakuki por Gondaira Hitsuji
loading

Robo no Ryuugakuki estreará na #12 em 20 de Fevereiro no Japão. O mangá é sobre um robô do submundo/mundo dos mortos que viaja para o mundo humano. Será escrito e desenhado por Gondaira Hitsuji que é um novato mas pra quem não está reconhecendo, ele é o vencedor da Golden Future Cup 2015, venceu com o one shot "Genjui Toteku" que infelizmente não parece ter em português mas foi traduzido em inglês.

Pra mim esse é o maior mistério entre as 6 séries, pois eu realmente não sei o que esperar, aparentemente fora a sinopse, não foi revelado se é de ação, comédia ou outra coisa, e a própria sinopse também é vago, então não dá pra tirar muita coisa, mas pelo menos o protagonista passa uma sensação boa, parece ser carismático mas também passa a impressão que ele é naquele perfil mais shotacon, tímido e meio infantil, não passa muito a impressão de ser um personagem que se mete em batalhas, ou um protagonista de um mangá mais sério, o que passa a impressão que o mangá possa ser uma espécie de comédia escolar, também por causa da sinopse de "um robô vai do submundo para o mundo humano", e vendo que o protagonista tem um caderno de anotações, acho que significa que ele veio ao mundo humano pra pesquisar e aprender sobre, então me passa a sensação de que o mangá não vai ser de ação, ou pelo menos não de cara.

Sobre chances na Jump, é como eu disse, pra mim é o maior mistério entre as séries, o preview não me passa uma vibe de que vai ser sucesso mas também não passa a de que vai ser um fracasso, no caso desse mangá precisa mesmo esperar pra ver como vai ser o primeiro capítulo, mas no fim é igual a U19 e Bokutachi, até estrearem e os leitores lerem capítulos, os 3 novatos vão continuar sendo ofuscados pelos veteranos, mas seria legal ver um vencedor da Golden Future Cup se dar bem depois de tanto tempo, o ultimo foi o Tamura Ryuuhei com Beelzebub.


4-Harapeko no Marie por Tamura Ryuuhei
loading

E falando sobre Tamura Ryuuhei, Harapeko no Marie estreará na #13 em 27 de Fevereiro no Japão, será um mangá de batalha com comédia e românce sobre um garoto chamado Taiga e uma garota misteriosa que mora na casa ao lado e que tem um segredo. Será escrito e desenhado por Tamura Ryuuhei, conhecido autor de Beelzebub que foi publicado de 2009 a 2014 na Shonen Jump e em seguida uma pequena série bangaihen na JumpNEXT que terminou em 2015, o mangá foi bastante popular, principalmente no Ocidente.

Com Harapeko no Marie entramos na parte mais excitante e também preocupante das novas séries, a parte excitante é porque finalmente o Tamura está de volta! tecnicamente nem foi muito tempo, foram praticamente dois anos desde Beelzebub terminou, mas o Tamura ficou consideravelmente quieto desde o final apenas lançando um unico one shot chamado "Tiger-ani to Dragon" que foi interessante, até era de se esperar que a próxima série fosse uma serialização desse one shot mas não é o caso, mas o importante é que ele está de volta e estou bastante animado. Já a parte preocupante e isso vale pras outras duas séries, é exatamente por serem séries de veteranos, um autor estreando sua primeira série e um autor estreando uma nova série depois de um sucesso anterior, são situações diferentes, pesos diferentes, o novato não tem o mesmo peso nas costas ao publicar sua primeira série que o autor que vem de um sucesso anterior, ele tem mais coisas em jogo, expectativas mais altas, sem falar na possivel vergonha pro autor e revista de ter que ser cancelado prematuramente, é complicadinho, principalmente falando da Shonen Jump, é um dos motivos do porque você vê pouquissimos veteranos publicando novos mangás na Shonen Jump, pois depois de passar anos publicando um mangá bem sucedido na revista, eles não querem ser tratados como um novato que pode ter seu mangá cancelado em menos de 20 capítulos, então voltar pra Shonen Jump é sem dúvidas algo arriscado, mas na minha opinião o Tamura é um dos autores que tem potencial e qualidade pra emplacar um segundo sucesso, e é importante deixar claro que quando digo "qualidade" é no sentido de saber publicar um battle shounen que consiga apelar bem pro publico atual da revista, ser uma série jovem e moderna, porque o publico da Shonen Jump tá sempre mudando de tempos em tempos, então algo que fez sucesso em determinada época, não necessariamente faria sucesso se fosse publicado em outra.

Sobre a série em sí, eu estaria mentindo descaradamente se eu não dissesse que a minha primeira impressão sobre Harapeko no Marie foi: Beelzebub 2! ashuashahusahus

É impossivel não lembrar, os dois protagonistas são basicamente o Oga e a Hilda versão mais jovens, pelo menos a protagonista que acredito que se chama "Marie" sem dúvidas é mais jovem que a Hilda, já o Taiga apenas parece mais jovem, fora isso são muito iguais, mas um detalhe interessante é que sutilmente só pela imagem promocional já dá pra perceber que as personalidades são diferentes, e também me passa a impressão que diferentemente de Beelzebub, Harapeko no Marie vai ser mais "batalha e comédia" do que "comédia e batalha" que era o caso de Beelzebub, e também temos o gênero adicional que é o românce, isso me deixou intrigado pois Beelzebub não era conhecido por causa de românce, nunca foi foco e o Tamura sempre lidou da forma clássica dos battle shounens, botar o românce como algo sutil, o suficiente pra deixar subentendido, mas com Marie parece que o românce vai ser parte do mangá, então to curioso pra ver como o Tamura vai lidar com isso.

Apesar de obviamente não poder dar nada como certo, estou otimista com a série, só o fato do Tamura estar voltando já é algo muito legal, e se Beelzebub serve como um exemplo, então a série vai começar muito bem, não acho que o mangá vai ser ruim e também eu não acho que vai ser um flop, mais precisamente eu não acho que vai cair pro bottom nos primeiros rankings, acho que o nome do Tamura que ainda tá fresco dentro da Shonen Jump vai segurar o mangá pelo menos no comecinho, mas isso em um cenário que a série não seja popular já de cara, o que espero que seja o contrário!


5-Dr. Stone por Inagaki Riichirou e Boichi
loading

Dr. Stone estreará na #14 em 6 de Março no Japão, será um mangá de aventura e ficção cientifica que tem como cenário o mundo prestes a sofrer sua maior crise na história. O mangá será escrito por Inagaki Riichirou que é conhecido por ser o roteirista de Eyeshield 21, um grande sucesso da Shonen Jump que foi publicado de 2002 a 2009 e desenhado por Boichi que todo mundo conhece, o autor de Sun-Ken Rock e várias outras série, e atualmente está publicando Origin na Weekly Young Magazine.

Acho que é seguro dizer que Dr. Stone foi a maior surpresa desse anúncio e também talvez a série que mais desperta curiosidade. A surpresa é pela dupla, eu nunca achei que o Boichi algum dia ia publicar um mangá na Shonen Jump, e muito menos que ele faria dupla com o autor de Eyeshield 21, essa parceria é muito inesperada e ao mesmo tempo desperta muita curiosidade pois são dois autores completamente diferentes, o Inagaki só publicou uma série até agora que foi Eyeshield 21, um mangá de esporte, e o Boichi geralmente publica mangás seinen, ficção cientifica e bastante ecchi, mas ele não vai escrever o roteiro, então eu não sei o que esperar de um shounen de ficção cientifica escrito pelo Inagaki, ainda mais com uma sinopse tão simples como essa. A unica coisa que dá pra comentar mesmo é o preview dos dois protagonistas, e claro, como esperado é o que tem a melhor arte, me surpreendeu pois uma duvida que eu tinha é como ia ser pois a arte do Boichi se for levar em conta as séries já publicadas não tem nada a ver com a Shonen Jump, a arte ou pelo menos o character design típico dele não combina com a revista ou mangás shounen, então eu me surpreendi quando vi que ele conseguiu dar uma "shounenzada" total no character design e arte, ficou muito bom, e pra ser bem honesto, finalmente protagonistas que não são apenas cópia de todos os outros mangás dele, pois se for pra julgar pelos outros mangás, ele só sabe desenhar um mesmo protagonista masculino e uma mesma garota! ahsuhashuashuas

Essa é provavelmente a série que eu menos consigo ver falhando, mas isso acontece por causa do time de peso, eu não consigo ver um mangá escrito pelo autor de Eyeshield 21 e desenhado pelo Boichi simplesmente fracassando e sendo cancelado com 20 e poucos capítulos ou menos, pra terem uma noção, o Inagaki só publicou alguns one shots desde o final de Eyeshield 21, o que significa que ele levou 7 anos e pouco pra voltar pra Shonen Jump e ainda se juntou com o Boichi que é um artista bastante famoso que tem uma fanbase, então eu não consigo ver os dois simplesmente falhando miseravelmente, até me pergunto desde quando o Inagaki e a Jump estão trabalhando nessa série, pra ele voltar pra Shonen Jump depois de 7 anos e com um mangá de ficção cientifica, ele deve ter trabalhado bastante nesse roteiro, então um roteiro bem trabalhado e com a arte do Boichi, não vejo isso fracassando, mas só o tempo dirá...


6-Robot x Laserbeam por Fujimaki Tadatoshi
loading

E a ultima das estréias, Robot x Laserbeam estreará na #16 em 18 de Março no Japão, como esperado será um mangá de esporte que gira em torno de um garoto que tem o apelido de "Robot" que acaba conhecendo o golfe pela primeira vez. Será escrito e desenhado por Fujimaki Tadatoshi que é conhecido por Kuroko no Basket que foi publicado de 2009 a 2014 e se tornou um grande sucesso na Shonen Jump.

Fiquei bem surpreso com o Fujimaki voltando pra Jump e tão cedo, pra ser síncero achei que ele seguiria o rumo do Takeshi Konomi e tentaria na JumpSQ ou até mesmo na Jump Plus, então foi uma surpresa e aprecio a coragem dele de se arriscar mais uma vez na Shonen Jump ao invés de ir pro caminho mais seguro, e digo isso mais pro Fujimaki do que pro Tamura pois pra quem não sabe, Kuroko no Basket não começou popularzão, nem perto disso, o mangá passou 3 anos na Shonen Jump sendo apenas mais um, ele não vendia mal pra um mangá novato e ainda mais considerando que era de esporte, mas não era um "sucesso" inclusive as posições de Kuroko no Basket até o anime começar em 2012 eram bem inconsistentes, tinha época que o mangá passava semanas no bottom, algumas vezes até em ultimo lugar e do nada voltava pro meio e até mesmo algumas posições no top 5, Kuroko até mesmo virou um caso famoso na Jump pois era muito óbvio como os editores pegavam leve com Kuroko no Basket e isso acontecia porque depois dos finais de Prince of Tennis e Eyeshield 21 que terminaram em 2008 e 2009, a revista ficou sem mangás de esporte, até Haikyuu estrear em 2012, a Jump não conseguia emplacar nenhum mangá de esporte, todos falhavam miseravelmente, só Kuroko que conseguia sobreviver e capengando aqui e ali, então se tornou um hábito claro dos editores carregarem o mangá nas mãos, o mangá ganhava várias paginas coloridas, principalmente quando caia pro bottom, isso pra tentar alavancar o mangá já que era o unico de esporte que eles tinham, e bem, no fim valeu a pena né, o anime estreou e o mangá estourou virando um super hit que ninguém esperava. Resumindo tudo o que eu falei, aprecio a coragem do Fujimaki em voltar pra Shonen Jump depois de já ter passado por sufocos com o primeiro mangá antes de se tornar um sucesso.

Sobre Robot x Laserbeam, pra começar esse nome é estranho, eu não sei se é muito ruim ou muito bom, mas eu consigo ver se tornando um título carismático e também a prévia e sinopse ajuda já que tu entende que não tem nada a ver com robôs ou ficção cientifica ahsuhashuas e falando sobre o preview, acho que esse é o mangá mais "óbvio" dos 6, pois tu consegue dizer praticamente tudo sobre a série apenas pela sinopse e imagem do protagonista, quase certo que vai ser um Kuroko no Basket com golfe, o protagonista tem uma expressão e perfil parecido com o Kuroko, provavelmente ele é um personagem quieto sem muitas expressões, o fato dele ter um apelido de "Robot/Robô" provavelmente é devido a isso, já to esperando o personagem que vai ser o melhor amigo ou companheiro de golfe que obviamente vai ser que nem o Kagami ou pelo menos ter uma personalidade que contraste com o protagonista mais quieto. Claro, os personagens masculinos vão ser predominantes no mangá e vão ser bonitões e legais, o Fujimaki não vai ser louco de não apelar pro publico feminino depois do sucesso que Kuroko no Basket virou, e ele não tá errado em fazer isso. E sim, Robot x Laserbeam vai ter poderes, se ele fez com basquete que é um esporte que não precisa meter poder pra ser bom e intenso, alguém acha que ele não vai fazer com um mangá de golfe? pra falar a verdade eu apoio mais um mangá de golfe com poderes do que de basquete ashaushass pois serializar um mangá shounen de golfe na Shonen Jump é soda, o Fujimaki escolheu um esporte complicadinho, e como curiosidade, o ultimo e unico mangá de golfe da Jump que foi popular que eu lembro de cabeça no momento foi Rising Impact do Suzuki Nakaba! sim, pra quem não sabe o Suzuki Nakaba, autor de Nanatsu no Taizai, teve sua primeira série na Shonen Jump, foi publicado de 1998 a 2002, o ultimo mangá de golfe que foi publicado na revista desde então, curiosamente é o mesmo tempo de publicação de Whistle, o ultimo mangá de futebol popular da Jump, mas no caso de futebol tiveram vários depois mas tudo fracasso, já golfe nenhum.

Apesar do grande desafio de publicar um mangá de golfe na Shonen Jump, acredito que o Fujimaki é a melhor certa pra fazer isso, pois sem dúvidas ele não vai ser tolo de fazer uma série 100% realista, não vai funcionar na Jump pois golfe não é o esporte mais animado e intenso do mundo pra quem tá olhando, não é um esporte de movimento ou corporal, então é dificil tu fazer isso em uma revista shounen pro publico jovem, então é de esperar que ele faça igual com Kuroko no Basket e misture realismo com poderes. E como eu tava dizendo, ele é a melhor pessoa pra fazer isso, pois além do que eu já falei, tem a questão que ele tá voltando de uma série anterior que se tornou um super hit, então acredita-se que parte da fanbase de Kuroko no Basket vai ler o mangá e possivelmente dar suporte, por isso que eu não vejo Robot x Laserbeam falhando de cara, a menos que seja muito ruim, mas não sei, mesmo tendo minhas críticas duras ao ultimo jogo de Kuroko no Basket que foi um bullshit total, 90% do mangá foi bom e legal, então acho que desde que ele se inspire nos 90% e não nos 10%, deve sair uma boa série, e como um fã de mangás de esportes eu to ansioso pra ler um mangá de golfe pois infelizmente nenhum scanlator completou Rising Impact até agora...

Obs: Acabei de notar agora, Robot x Laserbeam vai estrear dia 18 de Março, essa é a data que o filme de Kuroko no Basket, Last Game, vai estrear nos cinemas! os editores foram espertos nessa hein ahsuhashuasuhas imagino se vai ter algum tipo de propaganda e divulgação nos cinemas ou até no filme, seria uma oportunidade perfeita pra divulgar o manga.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Essa é muito provavelmente a rodada de estréias mais interessantes que eu lembro, são mangás bem interessantes e são muitas possibilidades, então toda essa situação é muito legal de acompanhar, mas claro que também tem o receio de que possa dar muitas coisa errada e tal, mas se tem uma certeza disso, é que no mínimo um desses mangás vai ser popular, é impossivel que entre 6 séries nenhuma vingue, ainda mais com os autores que estão envolvidos, na verdade a minha projeção é que pelo menos 3 séries vão sobreviver, sendo sucesso ou apenas sobrevivendo, e eu me baseio nisso exatamente por causa do numero, é muita série nova, é mais que o bottom inteiro, e eu acredito que depois dessa rodada, na próxima a Jump vai estrear no máximo do máximo apenas duas séries, e ainda tem que lembrar que não sabemos quais mangás serão cancelados agora, então é possivel que até lá tenha um ou dois mangás servindo de almofada pras novas séries, e quem sabe até Gintama vai chegar ao fim, então acredito que pelo menos três dessas estréias vão sobreviver por um tempo mesmo se não forem necessariamente populares, e eu não to dizendo que serão Marie, Dr. Stone e Robot, mas se eu tivesse que apostar de cara realmente apostaria nas três que são as mais interessantes de fato, mas nunca se sabe, U19 me deixou bem interessado também.

O meu ranking de animação em relação as novas séries:

1-Harapeko no Marie
2-Dr. Stone
3-Robot x Laserbeam
4-U19
5-Robo no Ryuugakuki
6-Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai

E o ranking de vocês, é diferente? coloquem nos comentários!

Assim encerro mais uma postagem, espero que tenham gostado, deu um trabalhinho mas gostei bastante de trazer pro blog. Se gostarem, deixem seus comentários!
Até a Próxima!
Ciao!

Nenhum comentário:

Postar um comentário