quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Saikyo Jump #9 de 2021 (Análise Sobre a Revista)


"The Strongest Jump"

E aee pessoal, é com bastante orgulho que trago uma novidade no blog que eu nunca pensei que poderia trazer mesmo se não tivesse entrado em hiatus, e arrisco a dizer que provavelmente é o unico blog/site que está trazendo uma postagem/análise sobre, que é sobre a revista Saikyo Jump!!!

E por que eu digo isso? simples, pois além de ser a revista mais "obscura" entre a familia "Jump" de revistas aqui no ocidente, o principal motivo é que a Saikyo Jump até antes desse mês era uma revista que, igual a V Jump, não tinha uma versão digital, só impressa, então era impossivel de ter acesso a menos que você comprasse a revista física, escaneasse e postasse online, mas ninguém faz isso com a V Jump, imagina com a Saikyo, então era uma revista inacessivel online, mas a Saikyo Jump passou nos ultimos meses por uma renovação interna, alguns mangás chegaram ao fim, a revista entrou em uma pequeno hiatus e voltou agora em Agosto repaginada com um visual todo novo e moderno e também com novas séries junto das que ainda continuaram, é só realmente uma pena que tenham sentido a necessidade de finalizar Boruto SD e Black Clover SD justamente antes dessa renovação, mas fazer o que né, não se pode ter tudo, mas resumindo, a partir de agora a Saikyo Jump tem uma versão digital que é lançada junto com a física, o que significa que agora é acessivel pra baixar online, e aqui estamos!

Mas pra começar, acho importante explicar um pouquinho sobre a história da revista pra quem não conhece, a Saikyo Jump foi criada em Dezembro de 2010 e sempre foi uma revista voltada para o publico infantil com alguns mangás originais mas bem mais voltado pra spinoffs infantis dos mangás da Shonen Jump e V Jump como Rock Lee SD e Sasuke SD, One Piece Party, spinoffs de Yu-Gi-Oh!, Dragon Quest, Dragon Ball SD e outros trezentos spinoffs da franquia, a lista vai indo. A Saikyo começou como uma revista trimestral, em seguida foi pra mensal, depois bimestral até acontecer a renovação e a partir de agora ela volta a ser mensal. Sobre o conteúdo, como falado é uma revista infantil, de verdade, e isso é talvez o principal dos motivos do porque a revista é bem pouco falada aqui no Ocidente, pois apesar da questão de inacessibilidade, a V Jump é uma revista que gera bastante atenção equanto a Saikyo não, e isso é porque os mangás publicados no geral são realmente focados pro publico infantil como vocês verão mais pra frente, então é normal não chamar muita atenção mesmo que sejam spinoffs de séries muito populares, então espero que com essa postagem possa apresentar a revista e os mangás pra mais pessoas.

Bem, a ToC da edição:

Saikyo Jump #9 - 2021
Kimetsu Gakuen! (Nova Série, Capa e Pagina Colorida de Abertura)
Super Dragon Ball Heroes: Big Bang Mission!!! (Capa e Pagina Colorida)
Super Dragon Ball Heroes: Avatars! (Nova Série, Pagina Colorida)
One Piece Gakuen (Capa, Pagina Colorida)
Yu-Gi-Oh! Rush Duel LP (Nova Série, Pagina Colorida)
Yu-Gi-Oh! SEVENS: Boku no Hatsumei Gakuen
My Hero Academia: Team Up Mission (Pagina Colorida)
Dragon Quest: Dai no Daibouken - Xross Blade
Oshiri Dandy: The Young (Pagina Colorida)
Dragon Ball GT: Anime Comic
Muscle Spirit! Mukimuki-kun
Elements (One Shot)

Saikyo Jump #10 - 2021 (Informações)
One Piece Gakuen (Capa, Pagina Colorida)
Kimetsu Gakuen! (Pagina Colorida)
Super Dragon Ball Heroes: Big Bang Mission!!! (Pagina Colorida)


Acho que não preciso afirmar que diferente da Shonen Jump, as posições na ToC da Saikyo não tem real impacto né? kkkk pra falar a verdade eu não sei exatamente como os editores da Saikyo decidem o que manter e o que terminar, pois são mangás "kodomo" que é o nome oficial pro demográfico infantil, esses tipos de mangás tem naturalmente vendas bem menores que os outros demográficos, salvo alguns casos, mas não é como se não vendessem nada obviamente, então eu acredito que talvez seja uma mistura de vendas + interesse em manter os spinoffs por causa das séries originais.

Foram 3 estréias, 8 séries que já eram publicadas e 1 one shot nessa edição, vou falar um pouquinho sobre cada:


O destaque da edição é a estréia de Kimetsu Gakuen, escrito e desenhado por Natsuki Hokami, autor de Gokutei Higuma que vocês devem se lembrar, publicado em 2018 na Shonen Jump. Esse spinoff de Kimetsu no Yaiba é 100% o que você espera de um spinoff da Saikyo Jump, um mangá de comédia com os personagens em versão chibi em uma escola, cada um interpretando um papel seja como estudante ou professor/funcionário da escola, eu achei bem divertido, a arte é bem decente, o autor é um bom artista mas claro que como é uma versão chibi então é um pouco limitado em questão de arte, no geral acho que sem duvida os fãs japoneses de Kimetsu no Yaiba devem ter gostado bastante, eu to curioso pra ver as vendas futuramente, tudo que tenha o nome de Kimetsu no Yaiba vende bem, isso tem o potencial de ser a série mais bem vendida da revista, ever, mas o tempo dirá.


Super Dragon Ball Heroes: Big Bang Mission é um dos trezentos spinoffs de DB que a Saikyo Jump já publicou, apesar desse ser mais pro lado sério em questão de ter um plot e etc, mas é tipo o anime curto de Super Dragon Ball Heroes, é um spinoff sem nenhum compromisso em fazer sentido com a série principal, na verdade esse já é o 3º mangá da franquia SDBH escrito e desenhado por Yoshitaka Nagayama e publicado na Saikyo, e o pior é que esses spinoffs até que vendem bem considerando que não tem nada a ver com a série principal e são bem loucos, mas acho que é esse o apelo mesmo, só a arte poderia ser um pouco melhor, o autor já está no 3º spinoff mas ainda é meio amadora nas cenas de luta.


Continuando em SDBH, mais um spinoff estreando, Super Dragon Ball Heroes: Avatars! por Yuji Kasai, mas esse é realmente pra não levar a sério, é literalmente um mangá propaganda do card game de SDBH, é bem pro publico infantil que vai ler na revista pra passar o tempo, ficar interessado nos cards e só.


Pra finalizar com DB, achou que tinhamos o suficiente? aparentemente não pois a Saikyo Jump publica uma versão em quadrinho do anime de Dragon Ball GT! Sim, acredito que vocês já tenham visto isso, aqui no Brasil alguns filmes da Disney costumavam ser lançados em uma versão em quadrinhos, no Japão isso é uma pratica comum de animes receberem uma versão em mangá, e é o caso com DBGT, nem é uma publicação nova, acho que eles só estão republicando uma versão que já tinha sido lançada, você consegue achar na Amazon JP, mas serve como uma leitura rápida pros fãs de DB.


Obviamente não poderia faltar um spinoff de One Piece, e esse é igual a Kimetsu Gakuen, se passa na escola com os personagens do universo de One Piece como alunos, professores e etc, e igual a KG também tem uma arte bem decente, de fato acho até interessante como a arte do Oda é tão facil de replicar, é basicamente se o Oda tivesse desenhando os personagens em versão chibi, parece ser um mangá legalzinho.


Apesar da V Jump ser o lar oficial dos mangás de Yu-Gi-Oh! desde 2006, a Saikyo também tem alguns spinoffs, atualmente temos 2, um spinoff gag e "Gakuen" do Yu-Gi-Oh! SEVENS que é a atual série principal da franquia, e estreou nessa edição um spinoff do game "Rush Duel LP", o primeiro é daqueles bem infantis e bizarrinhos, o segundo como dito, é um mangá do jogo "Rush Duel" lançado esse mês pro Nintendo Switch, é aquilo né, um mangá promocional apenas pra divulgar o jogo mas pelo menos é melhorzinho que o spinoff do SEVENS mas acho que não vai durar muito, provavel que será apenas 1 volume.


Continuando nos mangás promocionais, temos "Dragon Quest: Dai no Daibouken - Xross Blade" por Yoshikazu Amami que é um spinoff de DQ baseado no card game "Xross Blade" de Dai no Daibouken que tem o remake do anime sendo produzido, é basicamente Isekai Dragon Quest, um garoto é transportado pro mundo de Dai no Daibouken através do card game e se aventura com o Dai e também uma personagem feminina que parece ser original pro mangá, o que é interessante dessa série é ter um pouco de ecchi, não que seja algo inédito pois Jigoku Sensei Nube S que tava sendo publicado na revista antes tinha também, mas é algo meio inesperado em um spinoff infantil de DQ, não que seja algo erótico, só foco em peitos grandes e etc, no geral é um mangá legalzinho.


Acho My Hero Academia: Team Up Mission por Akiyama Yoco o caso mais curioso na Saikyo Jump, pois é o mangá mais deslocado na revista, não é um spinoff infantil ou gag, é um spinoff normal que se encaixaria normalmente em outra plataforma como o Vigilantes, inclusive as vendas são melhores, tem uma boa arte sendo a melhor na revista, então realmente é um tanto deslocado com o resto do line up, tanto que quando foi anunciado na época eu estranhei bastante pois esse spinoff na verdade deveria estar na V Jump igual o spinoff de Dai no Daibouken sobre o Avan, mas bem, pra quem não conhece é um mangá com os personagens da série em missões de grupos, eu não leio no momento então não posso afirmar com certeza mas não acho que tenha alguma conexão real com o mangá original como é o caso do Vigilantes, é basicamente o que seria se o anime fosse infinito e tivessem alguns arcos fillers com os personagens em missões, é um bom mangá pros fãs de MHA que gostariam de ver os outros personagens tendo relevância.


E pra fechar as séries, primeiro temos Oshiri Dandy, que parece ser um spinoff de Oshiri Tantei que é uma série em anime infantil produzido pela Toei sobre um detetive com cara de bunda, é literalmente isso "Detetive Bunda" kkkk, é aquilo que vocês já sabem, séries infantis no Japão são sempre uma bizarrinhas, a série principal é detetive, já o Dandy é um Indiana Jones, até que é bem desenhado e a arte é bem agradavel aos olhos. Em segundo e ultimo, Muscle Spirit! Mukimuki-kun por Shimon Sekii que é um autor já "veterano" da Saikyo, ele publica esses mangás bem infantis e bizarrinhos a um tempo, é tipo Me & Roboco, mas troca a Roboco por um garoto super musculoso kkkk.


Pra encerrar a edição, um one shot por Hiroshi Otoki chamado Elements, o autor publicou um mangá de 2 volumes na Saikyo Jump em 2019 chamado "De Spofighter Z" que parece ter sido uma espécie de spinoff do jogo "Dragon Ball FighterZ". Pra ser síncero esse one shot foi até que legalzinho, é basicamente um battle shounen infantil, o garoto protagonista tem poderes baseados nos elementos da tabela periodica, a arte e  as cenas de luta são bem decentes até, melhor que boa parte dos outros mangás, não vou ficar surpreso se virar uma série, tem potencial.


Pra encerrar essa longa postagem, acredito que parte já devem ter visto a capa, mas foi iniciado a celebração pros 40 anos de Dragon Ball que acontecerá de fato em 2024 mas uma parte dessa celebração já se iniciou com esse projeto, a cada mês um autor diferente reproduzirá a ilustração da capa de 1 dos 42 volumes do mangá original de Dragon Ball, e nada melhor que começar com estilo tendo o Masashi Kishimoto reimaginando a capa do volume 11, pra quem não lembra da capa original:


No geral achei uma capa bem legal, sim, o Goku tá um pouco estranho por causa do angulo, mas o Oolong tá perfeito e o carro tá mais bonito que pelo Toriyama, mais detalhado. Eu não sei exatamente se essa comemoração das capas é algo exclusivo da Saikyo Jump mas a capa está no site oficial como parte de uma galeria dos 40 anos de Dragon Ball e também está inclusa na revista sendo a ultima pagina da edição, então trarei cada uma delas durante as postagens da Saikyo Jump, ansioso pela próxima capa.

V Jump #10 de 2021 (Prévia)

E assim encerro essa grande postagem, pra ser síncero foi mais trabalhoso do que eu imaginei, mas é uma postagem de introdução então é natural ser mais trabalhoso, e importante dizer, a partir da próxima edição as postagens serão bem mais curtinhas e direto ao ponto que é ToC, paginas coloridas e um destaque e outro que eu achar importante de comentar, até porque não tem muito o que ficar esticando sobre revistas como a Saikyo Jump, o objetivo é atualizar vocês com o importante!

Espero que tenham gostado e deixem seus comentários, o apoio de vocês é o que anima pra seguir trazendo conteúdo!
Até a Próxima
Ciao!

Nenhum comentário:

Postar um comentário