terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

JumpSQ. #03 de 2019

loading

E aeee queridos leitores, aqui estou eu trazendo uma novidade pro blog que eu já queria ter trazido a muito tempo mas meio que nunca ia pra frente, sempre acabava desistindo no meio mas eis que eu nessas ultimas 2/3 semanas motivado pela volta da Magazine e Sunday, e também com essa linda capa de Rurouni Kenshin, resolvi tentar de uma vez e aqui está, a análise mensal da JumpSQ! (Square)

Essa primeira postagem será igual ao que fiz com a Magazine e Sunday, comentar sobre a revista como um todo e também sobre os mangás atuais dela, mas primeiro vamos com a ToC:

JumpSQ. #03 de 2019
00-Majo no Kaigashuu (Pagina Colorida de Abertura)
01-Gag Manga Biyori GB
00-Dokyuu Hentai HxEros (Pagina Colorida)
00-Vs Yuusha no Ken (One Shot)
02-Ao no Exorcist
03-Salaryman Exorcist Okumura Yukio no Aishuu
04-Rurouni Kenshin (Capa)
00-Boxer's Blast (Pagina Colorida)
05-World Trigger
00-Bishokuya Rokudani Tessei no Kattou (One Shot, Pagina Colorida)
06-Otome no Harawata Koi no Iro
07-Sousei no Onmyouji
08-Kono Oto Tomare!
00-Kojirase Hyakki Do Minor (Pagina Colorida)
09-Mona Lisa Mania
10-Kemono Jihen
11-Owari no Sraph
12-Platinum End
13-Yuukoku no Moriarty
00-Yuugai Shitei Doukyuusei (Pagina Colorida)
14-New Prince of Tennis
15-Prince of After School
16-Untrace (FIM)

JumpSQ. #04 de 2019 - Informações
Yuukoku no Moriarty (Capa e Pagina Colorida)
Dark Gathering (Nova Série, Pagina Colorida de Abertura)
Owari no Seraph (Pagina Colorida)
Sousei no Onmyouji (Pagina Colorida)
Kemono Jihen (Pagina Colorida)
Dokyuu Hentai HxEros (Pagina Colorida)
Otome no Harawata Koi no Iro (Pagina Colorida)

Antes de tudo acho importante falar sobre a JumpSQ como revista, creio que todos vocês conheçam a revista, é bastante famosa e também o lar de muitos mangás famosos como Ao no Exorcist, Owari no Seraph, Claymore, To Love-ru Darkness, Rosario to Vampire, Sousei no Onmyouji e vários outros, mas pra quem não conhece muito, a JumpSQ nasceu em 2007 como a substituta da finada Monthly Shonen Jump, que era nada mais que a Shonen Jump mensal, e a própria SQ ficou conhecida como uma "Shonen Jump 2" pois além de ser basicamente uma Shonen Jump mais madura também se tornou o lar de sequências de mangás originalmente da WSJ ou de vários autores que começaram lá, ou até mesmo abrigar transferências como D.Gray-Man e World Trigger, mas acho que atualmente essa comparação não é mais muito correta, apesar de ser uma revista bem nova, apenas 11 anos, a JumpSQ já criou uma identidade própria e tu já consegue apontar e dizer "esse é um mangá típico da SQ!", então hoje a SQ é mais do que uma "Shonen Jump 2".

A JumpSQ é uma das minhas revistas favoritas, como mensal é a nº1, é uma revista que traz mangás shounens bastante interessantes e diversos, justamente por ter essa pegada levemente mais madura que faz com que os autores tenham uma maior liberdade artistica seja em um mangá de batalha/ação ou um mangá de românce ou ecchi, no fim os mangás da SQ são realmente como uma "evolução" da Shonen Jump, são mangás puramente shounens mas com uma pegada mais madura.

Agora partir pro line up atual da SQ, em ordem de estréia:


NEW PRINCE OF TENNIS E PRINCE OF AFTER SCHOOL
loading

Curiosamente o mais velho é o After School ao invés do New, o que é estranho já que é uma paródia de Prince of Tennis, então eles estrearam em 2008 uma paródia da franquia quando não tinha a sequência e o original já tinha terminado na Shonen Jump kkkkk, mas falando sobre New Prince of Tennis, esse estreou em 2009, como todos sabem é a sequência do grande hit da Shonen Jump que foi publicado de 1999 a 2008, e a franquia está comemorando 20 anos em 2019, já temos um novo filme anunciado e quem sabe não tenhamos uma 2ª temporada do anime anunciado né.

Infelizmente não estou atualizado com a série, eu cheguei a assistir alguns episódios do anime original a alguns anos atrás e eu gostei só que acabei largando e nem lembro os motivos mas lembro que eu achei interessante e divertido, esses tempos atrás eu até tava com vontade de tentar assistir novamente mas acabou não rolando, ainda assim não perdi o interesse, é só uma pena que mesmo se eu assistisse o anime e me atualizasse com o New Prince of Tennis, os scans aqui são atrasados demais, não sei qual o problema que a Gekkou tem com manter NPOT atualizado, é um dos mangás mais simples pra se traduzir já que o mangá é basicamente jogo atrás de jogo, mas enfim né, quem sabe um dia, e olha, pelo que consta Prince of Tennis vai estar entre nós por muitos anos pela frente, lembro de ler o autor Takeshi Konomi afirmando que os 9 anos do mangá original tinham sido apenas um "prólogo" da série, então né, pelo andar da carruagem, no futuro nem vou me surpreender se o Ryoma estiver jogando contra alienigenas, pois se transformar em Saiyajin já é realidade no mangá haushashuas.


AO NO EXORCIST E SALARYMAN OKUMURA YUKIO
loading

Novamente juntando mangá principal com a paródia, mas dessa vez a paródia não veio primeiro, comentando só rapidamente, Salaryman Okumura Yukio é um spinoff de comédia focado no Yukio, irmão do Rin e geralmente é sempre publicado após o capítulo do mangá principal.

E falando do mangá principal, Ao no Exorcist não precisa de apresentação né? TODO MUNDO conhece a série, seja pelo mangá ou pelo anime, é o carro-chefe da JumpSQ mesmo que hoje em dia as vendas já não se comparem com o ápice, e esse ápice foi grande, Ao no Exorcist explodiu em 2011 com a estréia do anime, ambos Japão e aqui no Ocidente, e olha que isso na época que não existia Crunchyroll e nenhum tipo de serviço de streaming, tudo apenas no boca a boca e lançado pelos fansubs, nessa época pra algo fazer  sucesso nesse nível na internet é porque era realmente popular, e eu sinto falta desse época pra falar a verdade, tempos tão mais simples onde não tinha nenhuma empresa enchendo o saco na internet,  tentando ditar o que tu pode ou não ter acesso ou derrubando sites de animes...

Mas falando sobre o mangá em sí, eu gosto bastante de Ao no Exorcist, é um ótimo mangá, teve seus momentinhos aqui e ali não tão bons, mas qualquer shounen muito longo tem seus altos e baixos, mas como um todo é um ótimo mangá, infelizmente estou um tanto atrasado com o mangá, bota uns 20/30 capítulos mas também vou botar uma bela parcela dessa culpa nos scanlators que por algum motivo sempre fizeram um trabalho porco com o mangá, e não to falando sobre a SS-Clube que tá fazendo um bom trabalho e sim os scanlators antes deles que levavam o mangá com a barriga, até uns aninhos atrás era um saco tentar acompanhar Ao no Exorcist pois tu mal tinha lançamentos, então na época acabei me desconectando do mangá, felizmente no momento está atualizado com o Japão, e pretendo voltar a ler mas ainda vai demorar um pouco pra acontecer, só espero que o mangá não esteja terminando kkkkk.


KONO OTO TOMARE!
loading

Kono Oto Tomare é um perfeito exemplo do que eu disse no começo sobre a JumpSQ ser uma "evolução" da Shonen Jump, pois a SQ ser uma revista puramente shounen mas mais madura é o que faz possivel a publicação de um mangá como Kono Oto Tomare ser uma realidade, e sim, é um mangá shounen mas escrito e desenhado por uma autora originalmente de shoujo, isso só é possivel pela JumpSQ ser uma revista shounen mais madura e diversa pois um mangá como esse nunca funcionaria na Shonen Jump, resumindo, é um mangá que funciona apenas por ser da SQ.

Kono Oto Tomare é um mangá que me chama a atenção a tempos mas infelizmente nunca tive a oportunidade de pegar, nem se quisesse pois as traduções por aqui tão muito paradas, mas sempre me passou a impressão de ser uma série muito interessante, a arte é linda especialmente quando eles estão em alguma competição de Koto (instrumento musical japonês de cordas), a autora sabe ilustrar muito bem os sentimentos evocados pelos instrumentos, é muito bonito e espero que consigam de alguma forma traduzir isso pro anime que começará em Abril e será dividido em 2 temporadas de 12 episódios, então desejo toda a sorte e que o mangá consiga um aumento nas vendas, quem sabe assim incentive as traduções aqui a acelerarem.


OWARI NO SERAPH
loading

Chegando no 2º mangá de exorcistas (ou 3º até D.Gray-Man ser transferido pra SQ.Rise), Owari no Seraph, apesar de que nesse caso não são demônios e sim vampiros mas entendem né, um mangá dark com um grupo/organização criada pra caçar/exorcisar X grupo de criaturas das trevas!

E igual a Ao no Exorcist, todo mundo conhece Owari no Seraph, claro que nunca chegou no nivel de popularidade de AoE, mas Seraph ficou muito popular após a adaptação em anime pela Wit, então a chance de você ter assistido pelo menos a 1ª temporada é bem alta. Bem, é até meio complicado falar sobre a série, pois primeiramente eu só li o 1º capítulo e isso na época que estreou em 2012, rapidamente foi traduzido e eu peguei pra ler pois a arte da pagina colorida me impressionou tanto que eu tive que dar uma lida e na época o mangá me impressionou bastante, lembro de ter elogiado muito no Opinião Semanal, só que ficou nisso, se não me engano porque o scanlator na época não conseguiu manter o ritmo, mas eu assisti as 2 temporadas do anime só que pra ser bem síncero eu não lembro quase nada do conteúdo, só que eu curti na época então realmente preciso pegar o mangá pra ler, e estar em dia pelos scanlators ajuda bastante, então em algum momento vai acontecer!


SOUSEI NO ONMYOUJI
loading

E o ultimo mangá de exorcistas, Sousei no Onmyouji! Não é a toa que a JumpSQ já foi chamada de revistas de exorcistas, pois realmente existe uma tendencia de mangás com tema de exorcistas se darem bem na revista, eu conseguiria ver Jujutsu Kaisen se dando muito bem aqui kkkkkk.

Apesar de ser o menos popular do trio, definitivamente não é o pior, é um ótimo mangá e eu acho melhor que Owari no Seraph, também é o com mais pegada de "battle shounen", eu conseguiria ver sendo publicado na Shonen Jump apesar de não saber se vingaria lá, mas é tão mais na pegada de battle shounen que até ganhou anime de 52 episódios pela Pierrot! O que ainda não sei se foi ou não bom, por um lado gerou sim um boost nas vendas do mangá, vende na média 120k por volume, e transformou em uma série conhecida, mas por outro lado imagino se com um anime de 12/24 episódios e uma animação boa como foi com Ao no Exorcist e Owari no Seraph talvez o mangá teria se tornado algo bem maior, mas no fim Sousei no Onmyouji é uma das séries mais populares da SQ, então tá tudo no lucro.

A minha situação com o mangá é mais parecida com Ao no Exorcist, no momento são 68 capítulos com os scanlators bem perto mas eu to parado no 22 já fazem alguns anos, mas definitivamente planejo me atualizar, é um mangá muito maneiro com uma arte foda e personagens legais e carismáticos, e eu indico a quem se interessar, não vão se arrepender!


GAG MANGA BIYORI GB
loading

Gag Manga Biyori GB é a sequência de "Gag Manga Biyori" um mangá gag que foi publicado de 1999 a 2014, começou na finada Monthly Shonen Jump e continuou na JumpSQ, é um gag bastante popular no Japão que gerou 4 temporadas de anime mas é completamente desconhecido por aqui, a menos que você siga a JumpSQ, então não tenho muito o que falar sobre o mangá além de que o autor é tipo o Kyousuke Usuta da SQ e o principal gag desde que a revista começou e provavelmente continuará por muitos anos pela frente.


PLATINUM END
loading

Platinum End é mais um dos mangás da JumpSQ que estou atrasado, mas nesse caso a culpa é inteiramente minha pois a Project tem mantido o mangá atualizado com o Japão, o que aconteceu é que na época passei por uma daquelas fases de ficar uns 2 meses sem ler mangás e Platinum End acabou sendo uma das vitimas que foram deixadas no caminho mas pretendo voltar a ler, é um bom mangá, não é a melhor obra criada pelo Ohba e Obata mas é um mangá bem feitinho e consistente, o problema é que a JumpSQ por algum motivo está demorando pra dar um anime pra Platinum End, já vai completar 4 esse ano e ainda nada, infelizmente não souberam capitalizar no hype envolta do mangá, mas no fim não importa, um anime bem produzido baseado em um mangá do Ohba e Obata mais na veia de Death Note, vai gerar um aumento nas vendas do mangá não importa a demora.


YUUKOKU NO MORIARTY
loading

Acho que Yuukoku no Moriarty é uma das maiores surpresas da JumpSQ, falando em questão pessoal, lembro que quando vi esse mangá na revista eu não dava nada por ele, achava que ia ser um fracasso e ser cancelado pois visualmente parecia algo meio genérico, mas olha aí, o mangá é um sucesso, e daqueles naturais pois não é uma sequência ou por algum autor famoso e já vende na média de 110k cópias por volume, e com esse a JumpSQ já tá capitalizando pois o mangá tá ganhando um musical esse ano e consigo ver um anime sendo anunciado na Jump Festa em Dezembro a menos que eles queiram esperar mais um tempo, mas eu sinto que a SQ vai querer tornar Moriarty em uma série bem popular.


KEMONO JIHEN
loading

Quem imaginaria que o Aimoto Shou, autor de Hokenshitsu no Shinigami, encontraria sucesso na JumpSQ ao invés da Shonen Jump, bem, pra ser justo ele conseguiu com um mangá bem mais interessante que as tentativas na Shonen Jump kkkkk. Infelizmente ainda não leio o mangá mas quero começar, nem os gringos estão atualizados ainda mas pelo menos estão lançando, o mesmo aqui então se tiverem curiosidade, eu indico, é um shounen de ação misturado com criaturas sobrenaturais e mistério, visualmente é bem interessante e tá vendendo bem, não no nivel de Moriarty mas acima de 50k, quem sabe no futuro não ganhe um anime...


DOKYUU HENTAI HXEROS
loading

E finalmente cheguei na minha atual série favorita da JumpSQ, e acho que já devem saber o porque né? ahuhashuasas, dá pra dizer que HxEros é o novo To Love-ru Darkness da JumpSQ, mas eu vou mais longe e digo que é a evolução de To Love-ru, pois HxEros tá mais na linha de Shinmai Maou no Testament, é uma série que de ação com ecchi (muito) com o protagonista que cria seu próprio harém através de "contratos" com as garotas assim deixando elas mais poderosas e ele próprio também, é basicamente Shinmai Maou, também Masou Gakuen HxH, e digo que até o momento apesar de ser publicado em uma revista shounen HxEros não fica muito atrás dessas séries no quesito ecchi, é bem erótico, eu acho mais que To Love-ru em que muitas das cenas ecchi tinham um contexto mais leve ou humorada em que eram as garotas dando em cima do Rito ou ele caindo em cima de alguém, já em HxEros as cenas ecchi tem um contexto bem mais erótico e íntimo.

Um dos maiores mistérios pra mim é como raios um mangá como esse está largado nos gringos! sério, traduziram 6 capítulos e nada mais, tá parado desde Abril de 2018 e o mangá tá vendendo bem no Japão, uma série ecchi dessas completamente largada por lá não é algo normal de se ver, e isso me irrita pois por aqui tá largado por causa dos gringos, só sobra acompanhar por raw mesmo e esperar que a situação mude logo.


RUROUNI KENSHIN: HOKKAIDO-HEN
loading

E chegamos na nova estrela da JumpSQ, Hokkaido-hen é a sequência direta do mangá original "Rurouni Kenshin" que foi publicado de 1994 a 1999 na Shonen Jump, série que TODO MUNDO conhece, é um clássico e mega hit da Shonen Jump, ainda assim creio que ninguém esperava que a sequência fosse vender tão bem assim, sequências como Boruto (excluindo o 1º volume) e Dragon Ball Super não vendem assim e são franquias gigantes e atuais, então achava que Kenshin já tinha dado uma esfriada, mas claramente não é o caso pois o mangá tá vendendo pra caramba, e vou dizer, do jeito que tá indo, é possivel que com o 3º ou 4º volume Kenshin já se torne o novo carro-chefe da JumpSQ, pois as vendas tão ali grudando em Ao no Exorcist e enquanto um tá caindo outro tá subindo, então não vai ser uma surpresa se acontecer.

Infelizmente eu nunca li ou assisti a série original, sim é uma grande vergonha como grande fã da Jump e shounens, mas infelizmente é assim com tantos outros clássicos, mas eu pretendo me atualizar com a franquia futuramente pois eu sempre tive vontade de acompanhar Kenshin, todo mundo fala maravilhas e realmente parece uma grande série, e também eu sempre tive um carinho pelo autor, Nobuhiro Watsuki, Busou Renkin foi um dos primeiros animes que assisti por completo e até comprei o mangá quando foi publicado aqui e tenho acompanhado a carreira dele desde Embalming na SQ então fico feliz de ver que ele finalmente está conseguindo voltar ao topo com a sequência de Rurouni Kenshin.

Pra finalizar, sim, eu tenho total conhecimento do que veio a tona em relação a ele durante o ano passado envolvendo os tais videos impróprios, acompanhei todo o caso, é fato que ele fez merda e das grandes mas ele já foi julgado, tá pagando por isso na justiça e ele também não teve nenhuma relação real com menores de idade, e muito provavelmente é por isso que Kenshin está sendo publicado no momento e ele não está preso como foi com o Mitsutoshi Shimabukuro (Toriko) no começo dos anos 2000 por ter pago uma garota pra fazer sexo com ele, e com isso não estou dizendo que o que aconteceu não foi nada demais, mas já foi, ele tá limpo com a justiça e os japoneses já seguiram em frente tanto que o mangá novo é um hit, então não adianta ficar pagando de justiceiro social na internet e ficar agindo como se o cara fosse um monstro que precisa estar em uma jaula privado da vida e Rurouni Kenshin morrer pra nunca mais voltar, isso seria estupidez, então é o que eu disse, se o Japão já seguiu em frente, então eu também, e se você não fez aconselho a fazer pois Kenshin está aqui pra ficar.


WORLD TRIGGER
loading

Na verdade não é apenas Kenshin que tá bem colado com Ao no Exorcist, agora World Trigger é oficialmente um mangá da JumpSQ e as vendas tão bem próximas também, especialmente vendo que o mangá ganhou um aumento nas vendas durante os 2 anos de hiatus, resta ver que isso foi só algo pela volta ou vai se manter com o próximo volume, mas independente World Trigger já é um dos 3 mangás mais populares da JumpSQ.

Acho que não preciso comentar muito sobre World Trigger, é um ótimo mangá que curto bastante, acompanho desde o primeiro capítulo publicado na Shonen Jump em 2013 e fico feliz por finalmente o autor ter conseguido se recuperar dos problemas de saúde, e parece que realmente tá tudo okay, já são 4 meses que ele voltou e nada de ausências, e espero que continue assim!


NOVOS MANGÁS
loading

Bem, como eu já estou a dias montando essa postagem e sinceramente eu não aguento mais fazer isso, resolvi juntar as séries novas em uma unica parte!

São 6 os mangás novos ou pelo menos novos pro padrão mensal, e praticamente nenhum ainda com scanlators gringos, o unico que tem 2 capítulos traduzidos é Majo no Kaigashuu, o mangá que abriu essa edição, o que não é uma surpresa já que é o mangá mais interessante entre os novos, e julgando pelo destaque pro lançamento do novo volume, os editores tão apostando no mangá a longo prazo.

De resto, temos "Yuugai Shitei Doukyuusei" que é uma comédia focada em 2 garotas que são estudantes e amigas, mas pelo que deu pra notar uma delas é meio que apaixonada pela outra, então é uma comédia com tons de yuri e um pouquinho de ecchi, é até divertido mas não tá vendendo muito, o que talvez não seja tão vital com um mangá desse tipo mas não me vou me surpreender se não durar muito mais, pelo menos ganhou uma pagina colorida nessa edição.

Quem provavelmente não vai durar muito são mangás como Kojirase Hyakki Do Minor e Mona Lisa Mania, o primeiro tá vendendo bem mal e o segundo tem uma carinha de cancelamento igual a Untrace que acabou de ser cancelado nessa edição, tenho certeza que não vai vingar, mas não significa que mangás como Boxer's Blast e Otome no Harawata Koi no Iro estão salvos, o 1º volume de Boxer's Blast não vendeu muito bem, ficou em 183º com 1 semana inteira de vendas, o que definitivamente seria decente pra Sunday, mas estamos falando da SQ e eles esperam um pouco mais que isso, mas por enquanto o mangá não tá em perigo, é apenas o 1º volume e se mostrar sinais de crescimento provavelmente vai se garantir por um tempinho, já Otome no Harawata ainda nem tem um volume lançado então é muito cedo pra dizer, mas apesar do mangá ser definitivamente "interessante", não tenho muitas esperanças de que vá vender bem, mas who knows!


JumpSQ. #04 de 2019 - Prévia
loading

Na próxima edição teremos a estréia de Dark Gathering por Kondou Kenichi, artista de Cheer Danshi publicado na Jump Plus, pela prévia parece ser um mangá de horror com youkais, interessado em dar uma olhada.

Como de costume a capa não vai pra quem abre a edição e nessa ficará pra Yuukoku no Moriarty que também terá pagina colorida. E também como sempre a SQ é um festival de paginas coloridas, Seraph, Onmyouji, Kemono, HxEros e Otome todos terão paginas coloridas, provavelmente porque a maioria deles terão volumes novos sendo lançados em Março!


E assim FINALMEEEENTE terminei essa análise gigante, espero que tenham gostado e que deixem seus comentários pois foi trabalhoso demais e eu ainda tenho mais análises pra fazer...
Até a Próxima
Ciao!

Nenhum comentário:

Postar um comentário