E aee pessoal, chegando com uma postagem diferente, saiu agora semana passada a lista das animações mais vendidas de 2016 no Japão, Blu-ray e DVD combinados, então resolvi trazer pro blog pra também comentar sobre as posições e o ranking em geral que está bem interessante.
Boa Leitura:
01. Mr. Osomatsu (562,503)
02. Love Live! The School Idol Movie (237,883)
03. Girls und Panzer der Film (230,516)
04. Love Live! Sunshine!! (175,581)
05. Owarimonogatari (145,472)
06. Haikyu!! Second Season (136,518)
07. Mobile Suit Gundam: The Origin (134,059)
08. Love Live! (113,564)
09. Girls und Panzer (93,431)
10. Mobile Suit Gundam: Iron-Blooded Orphans (89,387)
11. Gochuumon wa Usagi Desu ka? (86,866)
12. Boruto -Naruto the Movie- (86,853)
13. One Piece (81,368)
14. The IDOLM@STER Cinderella Girls (76,853)
15. Detective Conan: The Darkest Nightmare (75,731)
16. Youkai Watch Movie 2: Enma Daiou to Itsutsu no Monogatari da Nyan! (70,751)
17. Re:Zero (68,791)
18. Bakemono no Ko (67,302)
19. Love Live! Series (64,136)
20. One-Punch Man (63,133)
21. Soreike! Anpanman (62,204)
22. Gintamaº (61,919)
23. Kono Subarashii Sekai ni Shukufuku wo! (58,802)
24. Macross Delta (54,170)
25. JoJo's Bizarre Adventure: Diamond Is Unbreakable (53,959)
O ranking original pela ANN contém 30 séries, só que 5 são animações americanas, então resolvi tirar e só incluir as animações japonesas que é o que realmente interessa, então virou o top 25 de séries em anime mais vendidas de 2016! O ranking não é dos volumes de BD/DVD mais vendidos e sim das séries mais vendidas, então é composto por filmes, temporadas e animes longos, e as vendas são de 20 de Dezembro de 2015 a 11 de Dezembro de 2016.
É uma lista interessante, mas dificilmente surpreendente, a menos que você realmente não acompanhe as vendas semanais, pois tirando alguns nomes, o resto é bem previsivel, principalmente o top 5.
Mr Osomatsu em primeiro lugar, o fenômeno de 2016 e particularmente o fenômeno mais bizarro que já vi em relação a anime, pois sinceramente, alguém realmente esperava isso? um anime como esse chegar ao ponto de vender o dobro que anime de Idol ou Mecha? a menos que você seja japonês e adulto pra talvez ter previsto isso, pois pra quem não sabe, essa série ou franquia é MUITO velho, velho pra caramba, o mangá que pra minha surpresa gigante, foi originalmente publicado de 1962 a 1988 na Weekly Shonen Sunday, o primeiro anime foi de 1966 e em preto e branco, e depois uma segunda série foi feita em 1988 e não teve mais nada até o final de 2015 quando estreou a nova série, e dai BOOM! estourou bonito, e sim, tem uma história, deve ser considerado algo clássico lá mas pra uma série que a ultima coisa que teve foi a uns 27 anos atrás, chegar com um anime novo em 2015 e vender meio milhão em Blu-ray e DVD? Pelo que consta, o anime ficou muito popular entre as fujoshis mas obviamente que só elas não seriam as responsaveis por esses numeros fantásticos, mas como eu não assisto e pra ser bem honesto nem tenho muito interesse, então não posso tirar muitas conclusões, mas acho que deve ser uma mistura de fujoshis com publico masculino e mais adultos que assistiam a versão de 80.
Em segundo e mais quarto e mais oitavo e mais décimo nono lugar está Love Live! ahsuhashuashu pois é, Mr Osomatsu pode ter ficado em primeiro lugar com uma unica série, mas Love Live é quem realmente dominou o ranking, e na verdade é quem mais vendeu Blu-ray e DVD em 2016, o que acontece é que o ranking não é exatamente das franquias que mais venderam e sim as séries que mais venderam, então Love Live acabou ficando em quatro posições do ranking! o filme ficou em segundo com 237 mil cópias, foi o filme de anime do ano em termos de vendas realmente. Seguindo pra Love Live Shunshine! em quarto com 175 mil cópias, no caso a segunda série de tv que mais vendeu em 2016, a partir daqui que fica um pouco confuso pois tem "Love Live" e "Love Live Series", fiquei confuso com o que é o que aqui, mas acho que o primeiro representa a série principal pois o Sunshine é tipo "spinoff" e o "Series" deve ser talvez as outras coisas como ova, especiais e etc, mas sim, ficou confuso, mas como eu estava dizendo no começo, apesar de Osomatsu ter vendido "562,503" com um unico anime e ter ficado em primeiro, na verdade a série que mais vendeu em 2016 foi Love Live pois somando as vendas dos quatro dá "591,164", o que é muita coisa, fico impressionado como Love Live é gigante no Japão, eu pensava que Idolmaster que era a maior franquia de idols no Japão, mas Love Live ultrapassou com folga, ainda vou tirar um tempo pra assistir Love Live e Idolmaster também, pra ver como é de fato.
Outra série que foi um belo hit durante 2016 foi Girls und Panzer, o anime e principalmente o filme que vendeu pra baralho, ficou em terceiro lugar no ranking e o anime em nono. O sucesso dessa série foi uma surpresa enorme pra mim, pois vamos falar a verdade aqui, de cara Girls und Panzer parece apenas mais uma dessas séries genéricas sobre garotas moe fazendo algo ou em algum cenário, nesse caso seria cenário militar, então quando o anime estreou, eu meio que não dei bola pra série, seria até mesmo um certo preconceito por julgar a série apenas pela aparência, o que é errado mas também justificavel pois se você botar no google por exemplo, não vai ver nada que mude essa ideia, então não dei bola pro anime, mas depois vi que as pessoas gostaram e tava sendo elogiado, mas ainda não esperava que vendesse nesse nivel, e olha que o primeiro anime saiu em 2013, o que significa que esses 93 mil do primeiro anime em 2016 foi um boost por causa do filme, o que é incrivel se parar pra pensar, um filme fazendo um anime de 2013 vender 93 mil cópias em 2016! quem sabe um dia eu pegue pra assistir, eu fui em New Game achando a mesma coisa e gostei bastante, o mesmo com Gochuumon que é basicamente "garotas loli e moe trabalhando em cafeteria", mas é super agradavel de assistir, no ranking está em 11º, vendeu muito e merece essas vendas, só ficou confuso se essas vendas são da série como um todo ou da segunda temporada apenas, pois a segunda temporada tem um "?" a mais, e na ANN não tinha, nem um "2" pra dizer que é a segunda temporada, e a primeira saiu em 2014 então não tem como ser a primeira temporada.
Deixando idols e moe de lado, tivemos os mechas, não pode faltar, tivemos 3, e apesar das boas vendas gerais, só The Origin que conseguiu passar das 100 mil cópias, e o fato de ser uma série de OVA's que tá mais pra filmes já que cada um tem uma hora e pouco, sem dúvidas ajuda, mas não tira o mérito, e é importante lembrar que ainda não está completo, então parte da série vendeu 134 mil. Em décimo, Iron Blooded Orphans, um dos trezentos mil spinoffs da série Gundam mas que vendeu muito bem, a real é que qualquer coisa que tenha o nome "Gundam" vende ahsuhashuas. E o ultimo mecha de 2016, Macross Delta em 24º vendendo 54 mil, o que pros padrões de vendas de animes é ótimo, mas pelo que li parece que pros padrões da franquia Macross não foi aquela coisa, mas sem dúvidas nada que comprometa futuras sequências.
Em 15º temos o 20º filme de Conan, The Darkest Nightmare vendendo muito bem, mas um detalhe importante a se mencionar é que o Blu-ray e DVD foram lançados na reta final de 2016, em Outubro, então as vendas são de apenas 2 meses ou menos, enquanto Boruto teve mais de meio ano, obviamente com o mesmo tempo de vendas, Conan teria vendido mais, mas ainda é um numero bem impressionante. Em seguida vem o segundo filme de Youkai Watch e se não me engano vendendo menos que o primeiro filme, na verdade a franquia como um todo sofreu uma pequena queda de popularidade, continua gigante no Japão, jogos com ótimas vendas, anime sempre com audiência alta e tudo mais, mas já não tá naquele nivel monstro de antes, isso só mostra como Pokemon nunca vai ser ultrapassado de fato. O ultimo filme do ranking é Bakemono no Ko ou "The Boy and the Beast" com 67 mil cópias, e curiosamente é o unico filme da lista que é um trabalho original, não é uma adaptação de mangá, light novel ou game, até tem uma versão em mangá e também light novel, mas são promocionais do filme lançados pouco antes do filme estrear nos cinemas.
Agora pra reta final, finalmente os animes de tv! ou pelo menos os não dividos por idol/moe, mecha e filmes haushasuhas
Confesso que eu nem me lembrava de Owarimonogatari, até porque o anime foi exibido na temporada de Outono que é o final do ano no Japão, mas dai os blu-rays e DVD foram lançados em 2016, tanto que foi uma surpresa esse quinto lugar, e bem né, é o que já falei nos comentários de animes sobre Monogatari, não é a toa que a Shaft continua adaptando tudo que pode, pois continua vendendo até demais, minha opinião síncera é que até onde assisti no momento, é uma franquia bem interessante e legal, mas nada que realmente justifique todas essas vendas absurdas que até já foram maiores, pois o que não falta é série melhor que Monogatari, inclusive o que vem em seguida em sexto, Haikyuu, esse nem tem o que falar né? só elogiar, no caso essa é a segunda temporada, infelizmente acho que a terceira temporada se conseguir aparecer na lista de 2017 vai ser bem pra baixo já que serão apenas 5 volumes pois são apenas 10 episódios, então isso vai prejudicar nas posições, mas espero que apareça. E falando de animes com outras temporadas, Gintama aparecendo em 22º com 61 mil e é surpreendente como Gintama ainda vende bem, e olha que nem é um anime infinito apesar da primeira temporada ter 201 episódios, então é um feito o anime continuar vendendo bem dessa forma. E em ultimo lugar Jojo's Bizarre Adventure com sua quarta parte mostrando o poder da fanbase fiel no Japão.
Re:Zero e One Punch-Man são ambos os animes dessa lista que estouraram principalmente aqui no Ocidente, aqueles típicos casos que acontecem durante o ano em algumas temporadas de um anime que vira febre na internet, fica mega popular e etc, apesar de One Punch-Man ter sido algo esperado e que dava pra sentir de longe que quando ganhasse anime ia virar uma febre, e foi, maior que Re:Zero de fato, mas Re:Zero não fica muito atrás em termos de popularidade, já em vendas acabou passando One Punch-Man mas a diferença é mínima e se comparar as vendas dos volumes de ambos é basicamente a mesma coisa também, então vamos dizer que ambas as séries tem o mesmo status de popularidade no Japão, mas aqui no Ocidente One Punch-Man ganha com uma certa distância.
One Piece e Anpanman acabam sendo dois casos curiosos no ranking, pois One Piece surpreendentemente é a unica série shounen longa que está no ranking, de certa forma é surpreendente Conan não ter aparecido considerando que o anime muitas vezes tem audiência até mais alta que One Piece, mas a questão com animes como One Piece, Conan, Naruto e etc, é que eles não são feitos pra vender Blu-ray, tanto que se não estou enganado, eles nem recebem lançamento em blu-ray, só em DVD, o que é compreensivel pois são séries muito longas pra ficar lançando mil volumes em blu-ray e perder dinheiro já que o publico não vai comprar, até mesmo as versões em DVD vendem muito pouco, tu só vê One Piece e Naruto aparecendo uma vez e outra no ranking semanal de DVDs vendendo 1 mil e depois já somem, mas parece que One Piece conseguiu vender o suficiente pra aparecer. Já Anpanman é o unico anime infantil da lista, não teve nenhum dos outros animes tradicionais pro publico mais infantil ou familia, nem mesmo Doraemon ou Chibi Maruko-chan, então essa aparição sozinha de Anpanman ficou meio "random" kkkk
E pra encerrar, KonoSuba, uma das ou até mesmo a surpresa do ano, o anime que ninguém esperava muita coisa se tornou uma das surpresas mais gratas do ano e também um dos maiores sucessos de 2016, de fato nessa lista KonoSuba é o unico anime de temporada mesmo, que não era sequência ou spinoff e que veio sem nenhum hype e conquistou o público por ser puramente bom e divertido, inclusive a segunda temporada já vai estrear daqui a alguns dias e vou assistir.
Como eu disse lá no começo da postagem tirando alguns poucos, o resto foi bem previsivel, bem dentro do que se esperava se você acompanha as vendas semanais, mesmo assim é um bom ranking com algumas surpresas legais, e também a lista é pequena, apenas 25, muitos animes populares e que também venderam bem acabaram nem aparecendo, por exemplo, um anime de 12 episódios que vendeu 4/5 mil cópias por volume, o que é muito bom, não vai aparecer no ranking, o que não significa que não são populares ou que são menos, apenas não são franquias tão grandes como essas do top 25.
Bem, e assim encerro essa postagem que foi grandinha mas gostei de trazer pro blog, espero que tenham gostado, se gostaram, comentem, é importante.
Até a Próxima
Ciao!
Nenhum comentário:
Postar um comentário