sábado, 20 de janeiro de 2018

Toc Shonen Magazine #07 de 2018

loading

Finalmente, só demorou 1 ano pra conseguir trazer!



Finalmente conseguindo trazer o post que eu tanto queria, esse e mais outros dois que aparecerão logo, demorou um F@CKING ANO pra conseguir trazer! o que acontece é o seguinte, desde a segunda metade de 2016 quando o falecido fórum Project tava passando pelos seus problemas que levariam ao seu triste fim abrupto, eu tava passando por uns problemas pessoais que tavam me atrapalhando em focar no que eu tanto gostava que era postar as Toc's das revistas, noticias e etc, até o Opinião Semanal tava sendo prejudicado, e dai o fórum acabou e isso foi um "incentivo" pra que eu parasse de acompanhar direito as outras revistas além da Shonen Jump e isso se arrastou pro ano de 2017 pois eu tava tentando me encontrar ainda com o blog, o que eu ia fazer, como eu ia fazer e tudo mais, e agora que eu estou finalmente me encontrando de fato com o meu blog, as coisas estão finalmente andando e eu conseguindo aplicar o que eu queria tanto, e espero que possa seguir em frente e ter o apoio de vocês em forma de comentários :)

Mas bem, partindo pro que realmente interessa, a Weekly Shonen Magazine como sabem (ou não), é uma revista shounen semanal da editora Kodansha, é uma das três grandes revistas shounens junto com a Shonen Jump e Shonen Sunday. É a responsavel por grandes sucessos como Hajime no Ippo, Fairy Tail, Nanatsu no Taizai, Great Teacher Onizuka, Negima, Tsubasa Reservoir Chronicle e tantos outros. Atualmente a tiragem da revista é entre 850 e 900 mil cópias.

Sobre a questão importante dos rankings, sim, a ToC (Table of Contents) da Shonen Magazine também é um "ranking" de certa forma, mas não é exatamente igual a da Shonen Jump, a tendência é sim dos mangás mais populares ficaram pra cima, mas várias vezes os editores simplesmente botam alguns dos mangás mais populares mais pro fundo, até mesmo em ultimo lugar, o que quero dizer é que não é um sistema tão ferrenho como o da Jump, mas sem dúvidas os mangás novos que ficam sempre no bottom da revista provavelmente serão cancelados.

Terminado as explicações "técnicas", vamos pra primeira ToC da Shonen Magazine do blog:

Weekly Shonen Magazine Issue 07 de 2018
00-Fumetsu no Anata e (Capa, Pagina Colorida de Abertura)
01-Diamond no Ace Act.II
02-Tsurezure Children
03-Domestic na Kanojo
04-Nanatsu no Yaizai
05-Hoshino, Me wo Tsubutte
00-Shouraiteki ni Shindekure (Capítulo Especial pela Bessatsu Shonen Magazine)
00-Runway de Waratte (Pagina Colorida)
06-Sensei, Sukidesu
07-Senryuu Shoujo
00-Real Account (Pagina Colorida, Anúncio de Live Action)
08-Fuuka
09-Tokyo Revengers
10-Kishuku Gakkou no Juliet
11-Days
12-Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai
13-Enen no Shouboutai
14-Seitokai Yakuindomo
15-Gotoubun no Hanayome
16-Kanojo, Okarishimasu
17-Seishun Soukanzu
18-Eito Carnival
19-Ahiru no Sora

Weekly Shonen Magazine Issue 08 de 2018 - Informações
Domestic na Kanojo (Pagina Colorida de Abertura)
Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai (Pagina Colorida)

Pagina Colorida

Fumetsu no Anata e
loadingloading

Runway de Waratte
loading

Real Account
loading


Acho que um dos maiores problemas que eu tinha pra finalmente começar a postar a ToC da Magazine, e de outras revistas é que primeiro, como eu disse no começo da postagem, eu tinha parado de acompanhar a raw da revista todas as semanas, então eu tava desatualizado, e segundo, como o sistema da revista não é tão competitivo como o da Jump, é complicado de achar o que falar toda santa semana, bem, o primeiro eu já resolvi, e sobre o segundo, a verdade é que igual a postagem da Oricon, eu não preciso ficar fazendo uma biblia em forma de postagem, então provavelmente focarei em detalhes interessantes e o que me chamar a atenção nos capítulos semanais já que obviamente eu vou conferir a raw completa sempre antes de fazer a postagem, mas pra PRIMEIRA postagem eu falarei um pouco sobre o que estou achando da revista nesse ultimo ano.

Apesar de ser uma revista "shounen" e ter um bom histórico de battle shounens, a Magazine não é igual a Jump, ela é uma revista até bem diferente, e mesmo seus battle shounens tem uma identidade diferente, mas o foco da revista como um todo é mais "diversificado" do que o da Jump, se é que dá pra falar assim, pois nesse ano de 2017 a Magazine passou e tem passado por um momento de transição depois de tantos longos sucessos chegando ao seu fim, essa foi a lista de mangás:

-Fairy Tail
-Area no Kishi
-Baby Steps
-Kindaichi Shounen no Jikenbo R
-Yamada-kun to 7-nin no Majo
-Acma:Game
-Kamisama no Iuutori Ni

Basicamente 2017 foi pra Magazine o que 2016 foi pra Jump, só que a diferença é que a Jump soube se renovar muito bem com novos e interessantes mangás, já a Magazine, bem, como eu posso dizer, ela conseguiu pelo menos uns 5 sobreviventes, 1 sendo uma transferência da Bessatsu Shonen Magazine, mas dessas 5 séries, 3 são comédias românticas e 1 é sobre moda, só Tokyo Revengers que é algo realmente diferente, e daí você pode pensar "mas 5 séries em um ano é bom", só que o detalhe importante é que contando com a transferência de Kishuku Gakkou no Juliet e o começo do ano fiscal, a Magazine estreou 17 séries! é um numero insano, a Jump geralmente estréia entre 10 e 13 séries no máximo por ano, e bem, essas séries em sua maioria tinham "flop" escrito na testa, uma delas em especial chamada "Ohayo Survive" era uma bagunça completa, até agora eu não entendi qual era o objetivo do autor, pois era em um cenário pós apocaliptico em 2022 mas parecia tudo apenas uma desculpa pra acontecer putaria, e era putaria mesmo, até me surpreende terem publicado em uma revista shounen, tipo, não tinha rumo nenhum e tu pensa "o que raios os editores tinham na cabeça quando viram essa coisa e acharam que renderia?" a Magazine em 2017 se resumiu a "românce" e "edgy stuff", ou o mangá era uma romcom ou tinha românce como um dos elementos principais, ou era um mangá bizarro e edgy que tentava demais ser chocante, nem preciso dizer que pelo menos nenhum desses mangás bizarros sobreviveu, só sobrou Seishun Soukanzu, mas não duvido que termine logo também, e no fim o unico battle shounen que a Magazine estreou o ano inteiro, Kessen no Kuon, foi um fracasso, o que é uma pena já que o mangá parecia decente, acho que se tivesse o tempo necessário pra crescer poderia virar algo bem legal, mas não foi o caso.

No momento a Shonen Magazine tá mais pra "Romance Magazine" do que qualquer outra coisa, e com isso é importante notar que não to dizendo que romcom/românce é ruim, mas a Magazine não é uma revista shoujo, pra terem uma noção, são 10 séries atualmente na revista que ou são romcom ou tem românce como um dos pontos principais, é muita coisa pra uma revista shounen tradicional, mais impressionante ainda é que no momento só se tem 3 mangás de esporte, até 2016 a Magazine era conhecida por ser a revista mais acolhedora pra mangás de esporte, e agora mal tem, já sobre battle shounens, só tem Nanatsu no Taizai e Enen no Shouboutai, e os outros mangás são uma mistura de fantasia, ação, psicológico, comédia e por ai vai, chegamos ao ponto de ter uma série sobre videos de dança na internet! mas parece que não vai sobreviver muito julgando pelos ultimos rankings, enfim, não sei qual o objetivo dos editores com tanto mangá de românce que claramente nunca vão ser bestsellers, nem mangás como Fuuka, Domestic na Kanojo ou Tsurezure Children que já estão a alguns anos na revista conseguem passar de 50 mil cópias, salvo Gakkou no Juliet que pra minha surpresa vende 60 mil cópias dentro do top 50, isso é algo muito bom pra uma romcom até pra Shonen Jump, mas irônicamente é uma série transferida, não original da revista, o que eles tinham que fazer é investir mais em shounens de ação como Enen no Shouboutai que vendam decentemente e tenham um futuro promissor, pois a menos que o Hiro Mashima volte com uma série que já seja popular desde o ínicio, quando Nanatsu acabar, o que não acho que vá demorar tanto, a revista vai passar por um período bem seco.

Apesar desse tom mais negativo que eu tenho usado ao falar sobre a revista, não é como se ela tivesse uma merlin, inclusive parte dessas novas romcom eu acho interessante, principalmente Kanojo Okarishimasu que tem me chamado a atenção desde a estréia, inclusive li os primeiros capítulos em inglês, mas outras como Gotoubun no Hanayome por exemplo, eu acompanho por raw e é como se não acontecesse nada no mangá, se eu tiver errado me corrijam já que pelo que vejo está sendo bem recebido na internet. De resto a revista tem boas séries como Diamond no Ace, Ahiru no Sora, Days, Fumetsu no Anata, Tokyo Revengers e por ai vai, eles só precisam mesmo é de novas séries com maior potencial de vendas e longevidade do que as que tem aparecido.


Weekly Shonen Magazine Issue 08 de 2018 - Prévia
loading

Bem, falei bastante, acho que deu pra entender o que estou achando da revista como um todo nesse momento, então vou encerrar por aqui, esse é o post de estréia então não foquei no ranking ou detalhes da edição em sí e sim sobre a revista como um todo, a partir da próxima vou ver que tipo de formato vou adotar nos comentários mas provavelmente vai ser como eu disse lá no começo.

Espero que tenham curtido, se curtiram deixem seus comentários até pra eu saber que gostariam que eu seguisse em frente, a postagem da Shonen Sunday não vai demorar muito pra aparecer!
Até a Próxima
Ciao!

Nenhum comentário:

Postar um comentário