PÁGINAS DO SHINUKI

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Weekly Shonen Sunday #26 de 2018 a #07 de 2019

loading

Agora sim estamos começando o ano de 2019! (Parte 2)



E como eu tinha dito na volta da Shonen Magazine, a Shonen Sunday também está de volta depois de exatos 8 meses fora do blog! Se vocês leram a postagem da Magazine já sabem o motivo do sumiço, mas resumindo pra cá, na época o Opinião Semanal estava ausente por um tempo, e no caminho as revistas acabaram sendo sacrificadas (infelizmente) pra atualizar o OS e eu acabei nunca conseguindo voltar, pelo menos até agora, então espero que eu consiga manter as revistas novamente no blog!

loading

O interessante sobre a Sunday, é que enquanto a Magazine deu uma boa mudada nesses 8 meses com novidades, animes e etc, a Sunday continuou quase a mesma coisa, a unica mudança de fato foram as séries que terminaram e as 4 novas séries que começaram a partir da edição #1 de 2019, pois de resto a revista continua a mesma coisa, um line up sólido mas continua no mesmo, e eu falo isso de uma forma não tão positiva, pois ver ambas Shonen Jump e Shonen Magazine anunciando tantos animes enquanto a Sunday fica totalmente calada é um tanto frustrante! Caramba o que os editores tão fazendo? parece que não acordam, nesse meio tempo foram anunciados animes pra We Never Learn e Gotoubun no Hanayome, enquanto Komi-san que vende melhor que ambos não tem nada anunciado!!! o que tão esperando pra dar um anime pra série? eu faço a mesma pergunta em relação a Amano Megumi, o mangá já tem mais de 150 capítulos e nada, Hatsukoi Zombie também mais de 150 e nada, não vamos nem falar de Be Blues né? eu só dou um desconto pra Sunday pois Ahiru no Sora da Magazine levou mais de 10 anos pra ganhar um anime, mas com mangás com apelo mainstream como Komi-san, Amano Megumi, Maoujou de Oyasumi, Birdmen e tal, não tem desculpas, isso é só uma amostra da incompetência do departamento editorial da Sunday, e o que mais irrita é que pode apostar que tão se coçando pra dar um anime pra Zero's Tea Time, pois é aquilo, parece que pra Sunday só Detective Conan tem potencial como anime.

loading

Apesar das críticas basicas, é fato que a Sunday tá melhorando ou pelo menos tentando, pois estão tentando crescer e mudar a situação da revista, injetando sangue novo, apostando em autores novos, trazendo one shots e etc como foi mostrado na edição #01, só que o problema é que não adianta ficar botando olho novo se as engrenagens já estão muito velhas e acabadas, o problema vai continuar enquanto os editores não mudarem essa mentalidade de tratar a revista como caridade, especialmente com autores conhecidos e veteranos, eu acho muito legal que a Sunday tenha um grande respeito pelos autores veteranos, a Jump poderia pegar um pouco disso, mas acaba sendo algo mais negativo do que positivo pois se tu tem algum nome dentro da revista tu pode basicamente publicar um mangá impopular por mais de ano e nada acontece! Pelo menos 1 ano tu tem garantido, não importa o quão pouco venda, e temos Daiku no Hatou como o exemplo perfeito disso, um mangá que não vende, não é popular e já tá em rumo aos 2 anos de publicação unicamente por ser de um autor veterano! enquanto Marry Grave que era muito melhor e com muito mais potencial, foi cancelado após completar 1 ano!

loading

Esse tipo de atitude que empurra a revista pra baixo, fazer caridade porque é um autor veterano, se o mangá não tá mostrando sinal de crescimento o suficiente, corta, é simples, mas parece dificil até com os novatos, imagina com veteranos, e isso até não seria tanto um problema se a Sunday não fosse tão ruim no departamento de marketing, aqui não tem o que defender, a Sunday é tão ruim em divulgar as séries que os próprios autores a criticam abertamente! o autor de "Shinobi no" ano passado criticou em seu twitter o fato que o novo volume do mangá ia ser lançado e o marketing/divulgação por parte da Sunday foi nada mais que uma paginazinha colorida, só, o autor de Marry Grave também comentou sobre essa questão em seu twitter mencionando que a divulgação do 1º volume do mangá consistiu unicamente dele falando no twitter e com sorte indicação de autores também, então parece que a menos que o teu mangá seja um sucesso natural e instantâneo, tu vai precisar de sorte pra crescer pois não vai ter muita ajuda por parte da revista.

loading

A impressão que dá pelo texto é que é só coisa negativa que tenho a falar da Sunday né? kkkkkk, mas isso são apenas críticas construtivas, eu adoro a Shonen Sunday, é a minha 2ª revista favorita perdendo só pra Shonen Jump e o que eu mais desejo é que a revista cresça e seus mangás sejam populares, e é por isso que aponto os erros óbvios por parte do departamento editorial da Sunday, resta é esperar que com o tempo eles consigam melhorar nesses pontos negativos, como eu disse acima, eles tão tentando mudar e melhorar, ainda tem um bom caminho pela frente mas tem que começar por algum lugar né, mas por favor, ANIMES!!!


Encerrando essa postagem de volta, na próxima edição vou falar mais em detalhes sobre as séries atuais, novos mangás e etc, essa análise foi mais sobre a situação geral da revista e pra finalmente trazer de volta, espero que tenham gostado e que claro, deixem seus comentários, a participação de vocês é o incentivo e recompensa pelo trabalho.
Até a Próxima
Ciao!

Nenhum comentário:

Postar um comentário